Porquê Pensamento Design?

“Tudo começa com a oposição a um modelo com bases no pensamento analítico, que se sustenta em duas formas de lógica, raciocínio dedutivo e raciocínio indutivo, para declarar as verdades e as verdades e as certezas deste mundo.

Processos analíticos rigorosos e repetidamente contínuos serão postos à prova. Se venceram a teoria prevalece e as grandes decisões serão tomadas resultando num grande valor acrescentado.Essa oposição é feita através do primado da criatividade e da Inovação. Adaptado de “Design of Business- Roger Martin

Luz

O pensamento intuitivo, já o referi, é muitas vezes a alavanca para a inovação, não deixando de existir o medo do insucesso por parte de quem decide.

Nem a análise nem a intuição são por si só suficientes.

Há necessidade de criar um equilíbrio.

 Os estilos de pensamento variam quando falamos de pensamento design ou de gestão de Design. Liderança design e estratégia design podem ser consideradas como resultado dos dois anteriores.

 O pensamento design, tem como objectivos a inovação e a definição de direcções, utiliza o pensamento abdutivo.

A gestão design faz uso do pensamento dedutivo e indutivo para atingir os seus objectivos que são o design da organização e das operações, processos, recursos e projectos.

Estilos diferentes para a liderança (dedutivo) e estratégia (indutivo).

 De acordo com Jeanne Liedtka pensamento abdutivo é a “lógica do poderia ser”. Pensamento indutivo é “provar através da observação que algo realmente funciona”; Pensamento dedutivo é “provar através do raciocínio por princípios que algo deve ser”.

 É esta a dança que o pensamento tem de acompanhar. É mudança, é Inovação.

 “A sismicidade dos números que assolam a industria exigem uma nova prática de design: colaborativa, mas de uma forma que amplifique, em vez de subjugar o poder de criatividade dos indivíduos; focada mas ao mesmo tempo flexível e capaz de responder a oportunidades inesperadas; focadas não só em optimizar o social, o técnico, e as componentes de negócio do produto mas em incorporá-los num equilíbrio harmonioso” – Change By Design – Tim Brown

Sismicidade

A inovação já é por si só motivo de satisfação. Junta-lhe divertimento e o resultado será espectacular!

Share

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *